12 de julho de 2024
NOTÍCIAS

Sistema de irrigação custeado pelo Governo de MT garante produção de café em Colniza

CAFEICULTURA

Secretaria de Agricultura Familiar entrega gratuitamente kits de irrigação para agricultores familiares assegurarem produtividade

Uma das mais promissoras atividades da agricultura familiar de Mato Grosso, a cafeicultura tem recebido apoio do Governo de Mato Grosso para garantir o rendimento e a lucratividade aos produtores independentemente das condições climáticas.

Os mais de 500 kits de irrigação entregues pela Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf) para os agricultores familiares mantêm o desenvolvimento das plantações durante todo o ano. 

Na propriedade de Edemilton dos Santos, um dos beneficiários dos kits de irrigação fornecidos pelo Governo, o sistema o ajudou a garantir a sobrevivência e a produtividade de sua plantação de seis mil pés de café.

“Dependemos da água para manter a planta viva e dar uma boa produção, dependemos do kit de irrigação. Ajudou demais da conta, porque para nós era uma grande dificuldade e o kit ajudou muito”, afirmou.

A importância do sistema de irrigação em Colniza é destacada pelo fato de que 80% do café plantado no município é do tipo clonal, que depende de uma quantidade significativa de água para sobreviver. Sem esse sistema, a produção poderia ter uma redução de 50%. 

A produção de café em Colniza já ultrapassa 100 mil sacas anuais, consolidando o município como o maior produtor de café de Mato Grosso e como responsável por mais de 50% de todo o café colhido no Estado.

“Temos mais de dois mil produtores de café e todo o apoio que temos recebido do Governo é muito importante. Essa parceria garantiu a entrega de kits de irrigação e* produzidas* 900 mil mudas aqui no município nessa parceria com o Governo do Estado. Temos uma grande vantagem com os produtores que já conhecem a cultura do café, o que faz de Colniza um município pujante na produção do grão”, destacou o secretário de Agricultura Familiar do município, Valmiro Alves.

O município possui 40 milhões de pés de café. “Colniza é o celeiro da agricultura familiar porque temos um povo que quer plantar e a prefeitura e o Governo têm dado esse suporte”, afirmou o prefeito Milton Amorim. 

Em Colniza, o café é beneficiado e embalado para a venda, o que também facilita para os produtores.

Fonte: SEAF
Foto: Marcelo André