EVENTO
Ministros e especialistas do setor agropecuário debatem adaptação e inovação no campo, em um cenário de desafios climáticos e produtivos
Lideranças do setor agropecuário de diversos países das Américas, resilientes aos desafios climáticos e produtivos em suas regiões, compartilharão experiências na Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, entre os dias 3 e 5 de novembro, em Brasília, capital do Brasil.
Esses protagonistas da agricultura são exemplos de resiliência e inovação. Eles conseguiram se adaptar a contextos difíceis, como a escassez de recursos naturais e a maior frequência de eventos climáticos extremos, fenômenos cada vez mais comuns no planeta.
O evento será crucial para o debate sobre o futuro dos sistemas produtivos, segurança alimentar e sustentabilidade no continente. Durante a Conferência, ministros e autoridades do setor agro discutirão estratégias e políticas para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento rural nas Américas.
Simultaneamente, ocorrerá a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), o órgão de governo máximo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que se reúne a cada dois anos. Na ocasião, será eleito o novo Diretor Geral do IICA para o período 2026-2030.
Líderes do setor agropecuário, premiados pelo IICA, também terão destaque na Conferência: Macarena Valdés e Marco Aceituno, do Chile, Duhaje Jennings, da Jamaica, e Gessyane Ribeiro, do Brasil, vão compartilhar suas histórias inspiradoras. Eles foram reconhecidos com o prêmio “Alma da Ruralidade” — uma iniciativa do IICA para reconhecer o trabalho de quem desenvolve boas práticas e inovações com impacto positivo na segurança alimentar, na sustentabilidade e no bem-estar no campo.
Valdés e Aceituno são responsáveis por uma fazenda que tem prosperado apesar de uma seca prolongada no Chile. Jennings é um apicultor que motiva a nova geração de criadores de abelhas na Jamaica. Já Gessyane Ribeiro, filha de camponeses, é uma engenheira agrônoma do estado de Goiás, voz influente na defesa de um campo inovador e profundamente humano.
O evento contará com a presença de ministros e autoridades de agricultura de 34 países membros do IICA e será aberto pelo Ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, e pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.
SERVIÇO
Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025
Data: 3 a 5 de novembro de 2025
Abertura: 3 de novembro, às 17h
Local: Palácio Itamaraty (Brasília-DF)
PROGRAMAÇÃO
Data: 4 e 5 novembro de 2025
Horário: 8h30 às 19h30
Local: Royal Tulip
Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Clenio Araujo – Embrapa