Revista AgroViver

Feriado de Finados impulsiona venda de flores na CEAGESP e aumento deve chegar a 15%

COMÉRCIO FLORISTA

Crisântemo, flor associada à data, costuma ser a mais procurada nessa época

Uma das principais datas para o comércio florista no ano, Finados é o terceiro melhor período de venda para os comerciantes da Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Para 2025, a previsão de vendas é de 307,80 toneladas, conforme estimativa da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES). Em 2024, foram vendidas 325,43 toneladas de flores nas três edições anteriores à data. As vendas em Finados perderam apenas para o comércio relacionado ao Natal e ao Dia das Mães.

A projeção mais modesta para este ano foi realizada com base no desempenho registrado em 2023 e 2024. Isso se explica pela implementação do sistema PRT Portarias no ETSP, que melhorou a inserção dos dados no sistema SIMe de registro de movimentação de mercadorias.

“As três flores mais comercializadas pelos comerciantes que operam na Feira de Flores do ETSP são crisântemo, suculentas em geral e orquídeas”, informa Thiago de Oliveira, chefe da SEDES, sobre o comércio em Finados​. Segundo Oliveira, esses itens costumam ter mais procura devido a preço, tradição e durabilidade, entre outros fatores. “Os crisântemos são os mais tradicionais na comercialização para a data e as demais flores seguem as tendências normais de comercialização”, explica.

Atacado compra antes

Parte do movimento para essa data começa de forma adiantada. “As vendas no atacado, que atendem as floriculturas, por exemplo, ocorrem com antecedência de uma semana”, conta o chefe da SEDES.

“Neste ano, como o Dia de Finados cairá em um domingo, esperamos um movimento entre 10% a 15% maior em relação à média semanal de nossas Feiras de Flores”. Com isso, segundo Oliveira, há a possibilidade de a movimentação neste ano se aproximar daquela de 2024, pois a última Feira de Flores antes de Finados será realizada de uma quinta para uma sexta-feira (30 e 31/10), ficando próxima a 02/11.

Na época relacionada a Finados, flores associadas à data têm reflexos tanto em aumento nas vendas quanto em preços médios. “Maior demanda gera sempre uma pressão na oferta. Em média, ao longo dos anos, o preço das flores em datas especiais sofre acréscimos. Em Finados de 2024, por exemplo, observamos uma evolução média nos preços na ordem de 13% para os crisântemos”, recorda Oliveira.

Quanto às demais flores, o chefe da SEDES aponta que entre outubro e novembro de 2024 houve redução de preços “quando olhamos a média de outubro e comparamos com a média de preços de novembro daquele ano”, explica.

Fonte: CEAGESP
Foto: Pexels

Anuncie aqui