Revista AgroViver

Fendt celebra técnica importante para a agricultura sustentável com plantadeira inovadora

DIA NACIONAL DO PLANTIO DIRETO

Fabricante alemã de maquinário agrícola reforça a importância da inovação tecnológica no campo com equipamentos de ponta, aliando produtividade e sustentabilidade

Em 23 de outubro, o agro brasileiro celebra uma das práticas mais importantes e transformadoras da agricultura moderna: o Dia Nacional do Plantio Direto. Criado para reforçar a importância da conservação do solo e da sustentabilidade na produção de alimentos, o sistema tem papel decisivo na eficiência produtiva do campo e na preservação dos recursos naturais — princípios que estão no centro da atuação da Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas do grupo AGCO.

O plantio direto é um sistema de cultivo em que o solo não é revolvido antes da semeadura, mantendo a palha e os resíduos vegetais da safra anterior sobre a superfície. Essa cobertura protege o solo contra a erosão, melhora a infiltração da água, reduz a emissão de carbono e aumenta a biodiversidade microbiana. A técnica — amplamente adotada no Brasil, com mais de 32 milhões de hectares cultivados sob esse sistema, segundo a Embrapa Solos — é considerada uma das principais aliadas da agricultura sustentável e da adaptação às mudanças climáticas.

Entre as tecnologias que permitem que o produtor tire o máximo desempenho desse sistema está a plantadeira Fendt Momentum, com 18 a 40 linhas, ela foi projetada para garantir precisão e uniformidade mesmo nas condições mais desafiadoras de terreno. idealizada e totalmente produzida no Brasil – com fabricação em Ibirubá (RS) -, é a maior plantadeira com fertilizantes do mercado e permite maior produtividade de plantios em áreas planas e irregulares.

“O plantio direto é um dos pilares da agricultura sustentável, e a Fendt tem como objetivo oferecer soluções que potencializam essa prática no campo. Nossas máquinas possuem tecnologias inovadoras que ajudam o produtor a obter máxima eficiência e produtividade ao mesmo tempo que reduz impactos ambientais e preserva a saúde do solo”, destaca Leonardo Casali, coordenador de Marketing de Produto da Fendt.

O equipamento realiza o plantio em áreas planas e em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, o Fendt Smart Frame mantém a pressão dos pentes em relação ao solo com uma angulação proporcionada pelo Wing Flex.

Para os modelos de 18 a 24 linhas, o sistema Weight Transfer, que distribui o peso central da máquina para os módulos laterais, aumenta a emergência em 7%. Além disso, o controle individual realizado pelo DeltaForce nas linhas de plantio melhora a construção do sulco e realiza até cinco ajustes em um segundo. Em trabalho, quando dobrada, a plantadeira fica com 3,6m, a menor largura de transporte da categoria, sem precisar desmontar qualquer componente.

Com 95 anos de história e tradição em inovação, a Fendt segue fortalecendo seu compromisso com a sustentabilidade, desenvolvendo equipamentos que unem precisão, rendimento e cuidado com o meio ambiente — valores que se alinham aos princípios do plantio direto e ao futuro da agricultura brasileira.

Fonte: Assessoria de Imprensa AGCO
Foto: Divulgação – AGCO

Anuncie aqui