Revista AgroViver

Agrodefesa promove palestras sobre sanidade dos citros em Goialândia, distrito de Anápolis (GO)

SANIDADE VEGETAL

Evento tem como foco capacitação sobre diagnóstico, monitoramento e manejo do Huanglongbing (HLB), considerada a mais destrutiva das pragas que podem afetar as lavouras de citros

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), com apoio do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), realizará na próxima terça-feira (16/9), em Goialândia, distrito de Anápolis, o “Ciclo de Palestras de Citros: HLB no Estado de Goiás”. O evento, voltado para produtores rurais e engenheiros-agrônomos, será realizado no Salão Paroquial da Praça Matriz, das 8h às 11h30. A programação terá palestras de especialistas que abordarão desde os sintomas da doença até as estratégias de controle e a situação do HLB em Goiás.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca que a citricultura é uma das cadeias produtivas que mais cresce em Goiás e, justamente por isso, requer atenção especial da defesa agropecuária. “Apesar do seu potencial, a atividade pode enfrentar ameaças significativas com a incidência do HLB. Por isso, é fundamental levar informações de qualidade aos produtores. O Ciclo de Palestras será uma oportunidade para orientar o setor, possibilitando que os citricultores atuem de forma preventiva e consciente”, ressalta.

Em 2024, a Agrodefesa identificou focos de HLB em plantações de citros nos municípios de Campo Limpo de Goiás, Quirinópolis e Anápolis. Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Agência, Leonardo Macedo, as ações de capacitação e orientação têm se mostrado fundamentais para prevenir e reduzir os riscos de disseminação da doença. “Realizar eventos como o Ciclo de Palestras é crucial para levar conhecimento técnico aos produtores e engenheiros-agrônomos, além de reforçar que a defesa agropecuária é uma construção coletiva, que exige o comprometimento de toda a cadeia produtiva”, afirma.

No evento em Goialândia, a coordenadora do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Citros da Agrodefesa, Mariza Mendanha, apresentará informações práticas sobre o controle e o manejo do HLB em Goiás. Outros destaques da programação serão a palestra “HLB: Sintomas, Controle e Monitoramento”, ministrada pela engenheira-agrônoma Verônica Kastalski de Souza, do Fundecitrus, e a participação de Nozi Carneiro, supervisora técnica das Cadeias de Fruticultura e Horticultura do Senar Goiás.

“Algumas propriedades rurais da região não contam com engenheiros-agrônomos, o que dificulta a identificação dos sintomas da praga. Por isso, os ciclos de palestras são fundamentais para levar orientações e informações técnicas até eles”, explica Mariza Mendanha.

As inscrições para o “Ciclo de Palestras de Citros: HLB no Estado de Goiás” serão feitas no local do evento, antes do início da programação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3201-2398 – Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa.

Serviço:
Assunto: “Ciclo de Palestras de Citros: HLB no Estado de Goiás”
Quando: 16 de setembro de 2025 (terça-feira), das 8h às 11h30
Onde: Salão Paroquial, Praça Matriz – Goialândia / Distrito de Anápolis
Programação:
8h – Café da manhã
8h30 – Abertura do evento, com a presença do presidente José Ricardo Caixeta Ramos e do gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Barros de Macedo
8h45 – Palestra: “HLB: Sintomas, Controle e Monitoramento”, com Verônica Kastalski de Souza, engenheira-agrônoma do Fundecitrus
9h45 – Momento Senar, com Nozi Carneiro, supervisora técnica de Cadeias de Fruticultura e Horticultura do Senar Goiás
10h – Palestra: “HLB no estado de Goiás”, com Mariza Mendanha, coordenadora do Programa Citros da Agrodefesa
11h – Abertura para perguntas

Fonte: Agrodefsa
Foto: Divulgação Agrodefesa

Anuncie aqui