Revista AgroViver

Fazenda aposta em tecnologia e reduz em 70% tempo gasto com pesagem e aparte

CASE DE SUCESSO

Logo no ano seguinte à contratação do sistema de gestão, a equipe da fazenda Vera Cruz do Água Limpa, de Britânia (GO), começou a registrar os resultados: a pesagem e o aparte de um lote de quase 500 animais, que antes consumiam um dia inteiro de trabalho, passaram a ser feitos em menos de duas horas

Depois de enfrentar problemas com a gestão feita no papel e caneta e, logo depois, experienciar frustração com a contratação de uma ferramenta genérica, a equipe da fazenda Vera Cruz do Água Limpa, de Britânia (GO), decidiu investir em alta tecnologia para a sua propriedade. No ano seguinte, começou a registrar os resultados: a pesagem e o aparte de um lote de quase 500 animais, que antes consumia um dia inteiro de expediente, com o sistema da agtech iRancho, passaram a ser feitos em menos de duas horas, uma redução de 70% no tempo despendido com as atividades. 

Sob o comando dos irmãos Fábio Carneiro e Flávio Carneiro, após seis anos de uso do software, a fazenda Vera Cruz do Água Limpa continua um case de sucesso quando o assunto é utilizar a inovação e a tecnologia para transformar a gestão pecuária. Segundo Fábio Carneiro, além de agilizar a operação, a gestão digital evita retrabalhos, melhorando a dinâmica no curral. 

“Passamos a fazer manejos de pesagem com mais confiança e rapidez, bem como o uso da parte reprodutiva. Antes fazíamos tudo em planilhas de Excel ou anotação à mão, que depois eram transferidas para o computador. Com essa gestão digital, reduzimos o tempo para coleta e análise dos dados e também quase zeramos os erros”, diz Fábio.

Inovação e tecnologia transformam a gestão pecuária.

Conforme explica Thiago Parente, CEO da iRancho, a solução permite que o pecuarista tenha a fazenda sob seu controle, com tudo mapeado na palma de sua mão. “A tecnologia possibilita ao pecuarista conhecer o seu rebanho individualmente, assim como monitorar o desempenho dentro do ciclo, realizar a gestão financeira da propriedade, controlar o estoque de produtos e insumos, cadastrar máquinas e veículos, gerenciar contatos, entre outras funcionalidades”, elenca.

Voltada para a atividade de ciclo completo, por meio da tecnologia, a fazenda Vera Cruz do Água Limpa intensificou o uso do sistema na parte de cria, executando manejos reprodutivos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Além disso, os animais passaram a ser inseridos no sistema iRancho logo após o nascimento, e não apenas na desmama, como feito anteriormente. 

Com essa digitalização da gestão, a fazenda passou a ter um controle preciso e individual dos animais, utilizando brincos eletrônicos e rastreabilidade SISBOV. Assim, a equipe consegue acompanhar todo o ciclo produtivo com mais segurança e confiabilidade, obtendo informações específicas sobre os animais desde o nascimento. 

Ao longo desses anos, a propriedade enfrentou oscilações do mercado e desafios inerentes à atividade, como secas e redução no número de matrizes. No entanto, a perspectiva é de crescimento após uma fase de estabilização. Para isso, algumas estratégias estão sendo aplicadas.

Estratégias de produtividade 

Para se manter competitiva, a fazenda Vera Cruz do Água Limpa tem apostado na recria intensiva. Hoje 100% dos machos desmamados são recriados em confinamento, otimizando o ganho de peso e acelerando o ciclo produtivo. Outra tática, essa para manter um giro constante, é comprar animais prontos para confinamento, que serão abatidos ainda este ano. 

O uso de grão úmido na alimentação dos bovinos também foi uma estratégia recém-implementada, já que reduz desperdícios e aumenta a eficiência da absorção de nutrientes. Além disso, com o intuito de maximizar os recursos e aumentar a produtividade, a fazenda passou a tratar os resíduos do confinamento para aproveitamento como adubo na produção de silagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Anuncie aqui