30 de abril de 2025
NOTÍCIAS

UNESCO inclui Secretaria de Agricultura de SP em iniciativa de enfrentamento à crise climática

INTERNACIONAL

Greening Education Partnership irá proporcionar visibilidade aos projetos da Secretaria

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi incluída, na última semana, na parceria verde com a educação, por meio da Green Education Partnership, iniciativa global da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para dar suporte aos países no combate à crise climática.

As ações promovidas pelo Painel de Estudos Aplicados (PEA), que coordena os Arranjos Produtivos Locais, em colaboração com a Universidade de São Paulo e demais participantes da Academia, bem como os workshops com produtores e entregas das Câmaras Setoriais e Temáticas, foram inscritos na plataforma e viabilizaram a inclusão da SAA, suas coordenadorias e Institutos no Greening Education Partnership.

“Através da Greening Education Partnership – UNESCO, conseguimos acessar experiências exitosas em outros locais do planeta, trocar experiências práticas, e também dar visibilidade a nossos projetos e trabalhos da mesma maneira”, comemora o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai.

O feito é consequência da apresentação de um extenso portfólio de ações de capacitação e treinamento, manuais com orientações técnicas e de boas práticas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com excelentes resultados aos serviços prestados à sociedade do Estado de São Paulo, bem como da nação. “Importante estar habilitado e reconhecido para poder transmitir para as novas gerações um conhecimento aplicado, verdadeiro, desmistificar a ideia do setor agropecuário como vilão e se aproximar da sociedade mostrando que realmente produção e preservação andam juntos”, enfatiza Alberto Amorim, coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete.

Como uma plataforma colaborativa para governos e outras partes interessadas, incluindo organizações intergovernamentais, sociedade civil, juventude, academia e o setor privado, a Greening Education Partnership visa oferecer uma ação forte, coordenada e abrangente que preparará cada aluno, desde a primeira infância até a educação de adultos, para adquirir o conhecimento, as habilidades, os valores e as atitudes para enfrentar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável, incluindo treinamento de professores e instituições de ensino superior.

Egle Bocanella e Ery Jardim, coordenadores do Comitê Brasileiro de membros do Greening Education Partnership (GEP) – UNESCO, ministrarão um seminário online no dia 27 de janeiro de 2025, das 16h às 18h, para a Secretaria de Agricultura de São Paulo.

O evento tem como objetivo apresentar o padrão e o currículo associados ao selo GEP – UNESCO, recentemente obtido pela Secretaria. Durante o seminário, serão estabelecidos os objetivos e metas a serem alcançados no próximo biênio, alinhados aos compromissos e diretrizes do programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik